Desenho Geométrico é um conjunto de técnicas para construção de formas geométricas.
A Geometria relaciona figura com números (medidas). Os números são abstratos e pertencem ao campo das idéias. Já o Desenho Geométrico relaciona as figuras com suas representações gráficas (desenhos). Os desenhos são concretos e pertencem ao campo das imagens.
Assim, pode-se dizer que o Desenho Geométrico é um capítulo da Geometria que, com o auxílio de dois instrumentos, a régua e o compasso, se propõe a resolver graficamente problemas de natureza teórica e prática.
As formas geométricas aparecem em todo o universo, na natureza e nas obras humanas, independente da cultura ou da crença de cada povo.
Para os matemáticos da antiguidade, a geometria não poderia prescindir dos métodos de construções geométricas, necessários ao seu entendimento e enriquecimento teórico e à solução de seus problemas.
A exatidão e a precisão exigidas no desenho geométrico, torna-o aliado importante na aplicação de conceitos da geometria em áreas significativas do conhecimento humano, como a arquitetura, a engenharia, o desenho industrial, entre outros.
Existem certos materiais para o Desenho Geométrico, dentre eles lápis e lapiseira, régua, os esquadros, a borracha e o compasso. Porém, os principais materiais são a régua e o compasso.
A régua é usada para desenhar traços retos e medir segmentos de reta. Ela existe há muito tempo.
O compasso é usado para criar circunferências e transportar medidas.
Lápis e lapiseira são usados para desenhar e escrever. Existem vários tipos de grafites, porém, as quais deveriam ser utilizadas no Desenho Geométrico são HB ou F e 2B. HB ou F, para as construções auxiliares e 2B para destacar as respostas.
O par de esquadros é usado para construir paralelas e perpendiculares. Mas, preferencialmente, eles devem não ser usados.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário